Que os Goldens são cães cada vez mais conhecidos e adorados, fica fácil perceber ao notar o grande crescimento no número de nascimentos que a raça tem conquistado nos últimos anos! Afinal de contas, como não se apaixonar por animais que aliam tanta beleza e um temperamento tão maravilhoso? Mas será que você tem o perfil pra ter um Golden?
Temperamento e grau de atividade do Golden Retriever
Os Goldens são sempre elogiados pelo seu temperamento amável, dócil e afetuoso, mas o que precisa ser levado em consideração é que esse temperamento é fruto da junção de cães de boa procedência aliados a uma intensa interação com os membros da família! Um Golden que é criado isolado da rotina familiar será infeliz e pode se tornar muito destruidor e até mesmo deprimido e com desvios comportamentais profundos, com consequência direta na sua saúde geral.
Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é o grau de atividade que a raça exige! Nos 2 primeiros anos eles costumam ser muito mais ativos e portanto precisam se exercitar e socializar, isso vai te exigir passeios e um tempo do dia destinado a gastar a energia deles! Esse aspecto fica ainda mais evidente se você mora em apartamento ou em uma casa com pouco espaço.
Cuidados com o pelo do Golden Retriever
Uma característica que é muito elogiada nos Goldens é a sua linda pelagem dourada! Não tem como passar despercebida toda aquela beleza e por onde eles passam viram o centro das atenções, mas você deve imaginar que manter aquela pelagem vai exigir dedicação e gasto financeiro! Os banhos, mas principalmente a escovação como rotina é muito importante, não só pra desembolar e deixar a pelagem em ordem, mas como também pra retirar os pelos mortos que caem constantemente! E aí fica uma questão que sempre me perguntam: “eles soltam muito pelo?” A resposta não poderia ser outra além do SIM!! Eles soltam pelos com muita frequência e que ficam ainda mais intensas de 1 a 2x ao ano, quando tem as trocas sazonais.
Saúde dos Golden Retrievers
E não podemos deixar de falar da saúde da raça! Com a popularização dos Goldens a doença que mais se fala é a displasia coxofemoral, que a raça é muito predisposta a ter realmente, muitas vezes levando à necessidade de se realizar cirurgia, sessões de fisioterapia e uso de medicamentos por muito tempo.
A doença tem um grande impacto na mobilidade dos Goldens, o que afeta diretamente a sua qualidade de vida. E vale ressaltar que mesmo pais com bons exames de displasia podem gerar filhos com o problema, já que o ambiente que ele vive pode ter grande interferência na maior incidência e gravidade da doença.
Mas além da displasia, precisamos falar também do grande aumento dos casos de câncer da raça, chegando a colocá-la entre as 10 raças com maior incidência de câncer pelos veterinários nos EUA! O câncer pode gerar um alto custo com cirurgia, medicamentos e sessões de quimioterapia, sendo necessário que isso seja levado em consideração antes de escolher ter um Golden.
Dicas para comprar seu Golden Retriever
Agora se você já pesou todos os prós e contras e quer realmente um Golden, vou te dar algumas dicas importantes na hora de escolher de onde vai comprar! Sendo a primeira e a mais importante delas: compre de um criador sério! Assim como aconteceu em várias raças que tiveram crescimento muito rápido de popularidade, os Goldens sofrem com o surgimento de criadores “fundo de quintal” que reproduzem a raça. São criadores que acasalam cães sem qualquer critério, não se importando com saúde, padrão da raça ou estilo de vida que terão.
Os bons criadores se importam pra onde os seus filhotes estão indo, procuram saber como será a rotina deles e se a família interessada tem o perfil pra ter um Golden, muitas vezes se negando a vender o filhote ao perceber que eles não apresentam as características necessárias pra isso!
Eles vão estar abertos à troca de informações e esclarecimento de dúvidas, pra evitar a compra por impulso. Vão te oferecer suporte e orientação sobre o filhote de forma vitalícia. Por isso mesmo, não veremos os criadores sérios vendendo os seus filhotes em praças e feiras, submetendo-os a risco de contaminação por doenças. Desconfie do criador que quer apenas vender o filhote e não pensa no bem-estar futuro do mesmo!
É sempre importante perguntar sobre os exames de saúde dos pais, radiografias de displasia coxofemural e de cotovelos já são realizadas como rotina nos cães destinados a reprodução e você pode e deve solicitar os laudos dos pais do seu futuro filhote.
Hoje já existem disponíveis outros testes genéticos pra diversas doenças, que não estão disponíveis em laboratórios nacionais, mas que possuem tendência a serem aplicados por aqui.
Exames dos olhos e coração também já são realizados com rotina nos cães nos EUA, mas ainda pouco utilizado no Brasil. Com o tempo esses exames tendem a se tornar populares e cada vez mais criadores os realizarem, o que é interessante já que conseguiríamos evitar doenças nas próximas gerações da raça.
Além da saúde é importante ver a preocupação do criador quanto a manutenção do padrão da raça, os cruzamentos precisam ser pensados pra que os filhotes, além de saudáveis, tenham as características típicas da raça tanto em estrutura como em temperamento! Não se deve perder a ideia que os Goldens são cães equilibrados e que não devemos buscar cães nem extremados nem leves demais. A participação dos criadores em exposições pode demonstrar uma preocupação a mais nesse aspecto!
O que você deve pedir ao criador do seu Golden Retriever
Chegada a tão esperada hora de buscar o seu filhote, é importante que você cobre do criador, no mínimo, os itens a seguir:
- Contrato de compra e venda do filhote, que indica tanto os seus direitos como deveres como tutor
- Filhote microchipado: seu filhotinho deve estar microchipado, permitindo a sua identificação, e o microchip deve ser lido na sua frente, demonstrando a identificação correta do seu Golden Retriever
- Protocolo do pedigree CBKC, que demonstra que o registro do filhote está em andamento
- Cópias dos laudos de displasia dos pais
- Carteira de vacinação do filhote, com todas as vacinas pertinentes até a data da entrega
- O filhote deve ter pelo menos 60 dias de idade
As características são individuais e variam de Golden para Golden, mas ao tomar esses cuidados a chance de se levar pra casa um animal típico e saudável é muito maior. E lembre-se sempre que optar por ter um Golden é uma decisão que precisa ser bem pensada e apoiada por toda a família, afinal de contas será um companheiro amoroso e cheio de alegria por muitos anos!
Vitor Benigno
Últimos artigos por Vitor Benigno (ver todos)
- Vai comprar um Golden Retriever? O que avaliar - 24/05/2020